domingo, 10 de agosto de 2014

Meditação


Em atendimentos de aconselhamento profissional sempre me deparo com a seguinte questão:

"Como faço para me livrar de sentimentos de raiva, angústia e irritabilidade, em função de certos acontecimentos em meu ambiente de trabalho que me desviam a atenção e não consigo pensar em outra coisa a não ser no que me deixou irritado, angustiado...."

Por se tratar de um ambiente de trabalho sugiro um exercício que não desperte a atenção das pessoas que estão a sua volta, pois nem sempre poderá ser bem recebido uma saída súbita da sala ou mesmo a demonstração desses sentimentos por palavras ou gestos que possam ser inconvenientes. Então um exercício de respiração pode ajudar e muito nesses momentos.

Permanecendo em seu espaço de trabalho comece a respirar de maneira a prestar atenção somente em sua respiração.
Inspirando e expirando, movendo os ombros em harmonia por alguns segundos, já consegue sentir um alívio e um relaxamento das tensões, pois nesse momento sua mente está ligada somente ao movimento de respiração e os pensamentos negativos saem de foco.
Com essa sensação de bem estar é possível conduzir sua mente para o desempenho de sua atividade de uma maneira mais tranquila e sem interferências.

Esse é um pequeno exercício de meditação que pode ser adaptado em ambientes em que não se encontra em total solidão. Agora se quer desenvolver a meditação de maneira mais completa, precisa saber o seguinte:

A mente é muito útil no momento da meditação, é através da mente que aprendemos a parar de falar, a parar de pensar, e entrarmos em contato com o silêncio. O silêncio da nossa mente. 

Quando meditamos, os pensamentos passam como que um filme numa tela, devemos observá-los e somente observá-los, deixá-los passar e retornar ao estado meditativo, o estado da observação do momento. Quando retornamos para o momento presente sentimos uma profunda harmonia, esta é a chave.

"A meditação não é algo novo; você veio ao mundo com ela. A mente é algo novo, a meditação é a sua natureza, é o seu próprio ser. Como ela pode ser difícil?" Mestre indiano Osho.

O link abaixo mostra uma matéria da revista Exame em que empresários já vem adotando a prática da meditação em suas organizações.

Leia a matéria em:
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/195/noticias/a-meditacao-produtiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário