segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Inveja X Auto estima

Inveja

O significado da palavra segundo a Wikipédia:

"A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual."


Pode ser também, sentir tristeza ou raiva em função da felicidade dos outros.
Entende-se, portanto, que inveja é ter que encarar a frustração de nossa incompetência por não ter qualidades que um outro tem.

Ao descrever o significado da palavra procurei despertar em cada leitor um momento de reflexão sobre esse sentimento, que tenho a certeza que se pudessem responder as perguntas:
"Já sofreram algum tipo de inveja por parte de alguém?
A resposta para essa pergunta deve ser "sim" por unanimidade.
Entretanto, se a pergunta fosse:
"Já sentiram inveja de alguém?
Ai  a resposta "sim" não teria essa unanimidade. Isso porque tal sentimento não é considerado louvável para ser expressado com tanta facilidade.

Pelo fato de ser um sentimento não apreciado, que se torna importante salientar que o mesmo pertence a natureza humana e que, se pertence a natureza humana, como seres humanos todos podem sentir em alguns momentos da vida.

O mais difícil é ter que lidar com a frustração.
A frustração pelas não conquistas, pelo emprego desejado, pelo carro desejado e tantas outras coisas que outras pessoas desfilam a felicidade de terem conseguido.

O que vale nesse momento é pensar nas conquistas que se tem, valorizar o que se é e o que pode vir a ser de melhor, para assim fortalecer a auto estima e acreditar que o potencial existe e pode ser desenvolvido para obter a sua própria felicidade e deixar de sofrer e invejar a felicidade do outro.

Pense Nisso! smilcoin.gif (2786 bytes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário