domingo, 16 de outubro de 2011

Motivação

Vamos começar definindo a palavra Motivação de acordo com a Psicologia:

Conjunto de processos que dão ao comportamento uma intensidade, uma direção determinada e uma forma de desenvolvimento próprias da atividade individual. (fonte dicionário Houaiss).

Quando nos sentimos motivados? Motivação é um estado presente em uns e ausente em outros?

Na realidade o estado de motivação existe quando se tem um objetivo para ir ao encontro do prazer. Ele, o objetivo é que impulsina ações para alcançar o que se deseja, o prazer de ser ou de se ter algo. Ser motivado ou ficar motivado é uma característica individual, e, portanto difícil para o meio externo ser o único responsável por isso.

Abaixo relacionei algumas das diferentes formas de ser ou ficar motivado:

1 - Existem pessoas que se interessam por coisas novas e necessitam se envolver constantemente em novos projetos que lhe tragam desafios e a necessidade de solucionar problemas mais complexos.

2 - Existem pessoas que se mantém em estado de motivação desenvolvendo atividades que ampliam seu conhecimento realizando cursos, pesquisas, trocando informações etc, pois são motivadas pela competência e em provar que são competentes.

3 - Existem pessoas interessadas em segurança. A estabilidade e a habitualidade são fontes para manter o estado de motivação. São pessoas que vivem a rotina sem problemas e manter as coisas funcionando é o seu objetivo.

4 - Existem pessoas que o interesse é pelo retorno material que pode obter, independente da atividade.

Em qualquer um dos grupos pode-se ver o objetivo que impulsiona ao estado de motivação.

Procure identificar a qual dos grupos pertence e tente facilitar a sua motivação escolhendo atividades, ambientes e pessoas que vão de encontro ao seu objetivo.

Agora se não existir objetivo fica difícil existir motivação.

Pense nisso!