Podemos ver isso na dificuldade que se tem de receber uma gentileza, um cumprimento de bom dia, ou seja, as pessoas andam absorvidas em seus pensamentos que não existe mais tempo para olhar para fora e enxergar o outro.
Pensando nisso resolvi falar neste post sobre Empatia.
Para quem já conhece o termo vale aqui uma ressalva. Não confunda Empatia com Simpatia, isso é muito comum de acontecer.
Simpatia é um sentimento despertado por alguém pelo seu modo de falar, se relacionar, ou seja, uma pessoa de comportamento agradável e de fácil vínculo de admiração.
e
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, percebendo como ele sente prazer ou dor, é sentir a dor ou prazer como se fosse o outro, mas sempre como se fosse, pois a dor e o prazer são dele.
Praticar empatia é um comportamento que pode ser de grande solução na incidência de conflitos de qualquer tipo de relacionamento seja ele, familiar, social ou institucional.
Vamos então praticar mais a Empatia e construir relacionamentos mais fortes e verdadeiros, seja em qual ambiente for. Ao invés de criticar, hostilizar tente primeiro se colocar no lugar do outro, com isso poderá compreender e até ajudar.
Acredito que em situação contrária a empatia seria muito bem vinda.
Pense Nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário