Para liderar pessoas é necessário conhecer as pessoas e para tanto, o líder necessita desenvolver conversas contínuas com seus subordinados para descobrir seus desejos, valores etc. A partir dessas conversas é que se estabelece a conexão entre lider e subordinado.
A conexão contínua facilita a estimular mudanças de comportamento que estão diretamente ligadas a conquista de melhores resultados e a prevenção de incidências de erros.
Um lider conectado ao subordinado não diz a ele o que deve fazer, mas sim o estimula a fazer.
Estimular é não julgar e sim descrever o comportamento, ou seja, julgar é expressar opinião e descrever é relatar fatos e dados sem adição de qualificação.
Após descrever o comportamento, o lider deve conduzir o subordinado a pensar sobre as consequências que pode causar junto a clientes, a equipe de trabalho, aos outros setores etc. É ampliar o campo de visão do subordinado, pois muitas vezes ele não se dá conta dos efeitos causados por seu comportamento.
Desvendar os motivos do comportamento também é um caminho para melhor conscientização, pedindo ao subordinado que pense e fale sobre os motivos que o levam a esse comportamento.
Outra forma de maior conscientização é conduzir o subordinado a visualizar o que ele ganha com a mudança.
O líder após essa conversa deve perguntar ao subordinado o que ele pretende fazer.
Quando a resposta do subordinado é "vou mudar" o lider deve perguntar: "como e quando pretende iniciar". Assim o líder estimula o subordinado a agir, e como ele, o subordinado, determina como e quando fazer, ele se compromete e se responsabiliza pela sua decisão.
O líder por sua vez deve acompanhar o subordinado sobre o que ele está aprendendo com a mudança, ou seja, essa metodologia dá trabalho, mas disponibiliza ao líder o desenvolvimento da capacidade de liderar e auxilia no crescimento do subordinado.
Lembrete: Só muda quem quer mudar e não porque alguém mandou.
E você como e quando pretende iniciar?
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